terça-feira, 1 de março de 2011

Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!



Tema da semana: Incêndio. 
GAMBIARRA (21/02/2011)
Após o incêndio na Cidade do Samba, na área portuária do Rio de Janeiro, alguns profissionais realizaram uma vistoria no local. Segundo o portal G1, chegou-se à conclusão de que ainda há riscos de incêndio. “Os engenheiros querem saber como são feitas as instalações elétricas, se há "gambiarras", excesso de carga e com que frequência se faz a manutenção.” Gambiarra designa uma improvisação ilegal de extensão elétrica.
BRIGADA (22/02/2011)
Brigada é um grupo reunido de pessoas que são habilitadas para atuar numa determinada área prevenindo e combatendo algo como, por exemplo, um princípio de incêndio. Neste caso, o brigadista deve possuir um bom condicionamento físico e precisa conhecer a localização e o funcionamento das instalações elétricas existentes no lugar onde exerce sua função.
BOITATÁ (23/02/2011)
Personagem de uma lenda do folclore brasileiro, o boitatá pode também ser chamado de cobra de fogo. Dependendo da região brasileira, é conhecido como baitatá, batatá ou biatatá. Diz a lenda que esta cobra gigante de olhos de fogo vive nas águas e protege as florestas de qualquer tipo de incêndio. O popular bloco carnavalesco “Cordão do Boitatá”, do Rio de Janeiro, tem como símbolo esse enigmático e folclórico animal da cultura brasileira.
ACEIRO (24/02/2011)
Aceiro é uma faixa intencionalmente desmatada, em torno ou através da vegetação, para evitar o alastramento de eventuais queimadas. No decorrer do ano há épocas em que o volume de água pluvial é praticamente nulo. Nessa fase, é comum a ocorrência de incêndios; para minimizar tal problema, uma opção é fazer um aceiro.
PIROMANIA (25/02/2011)
Em 2007, grande parte da região sul do estado da Califórnia foi arrasada por incêndios. O governo, entendendo que os incêndios foram causados propositalmente, ofereceu US$ 150 mil de recompensa por alguma informação que ajudasse na captura dos culpados. Na época, segundo o G1, o chefe de bombeiros Chip Prather declarou: “Foi um caso confirmado de piromania. Encontramos as provas no local.”. Piromania é um distúrbio mental caracterizado pelo prazer mórbido de provocar incêndios.
RESCALDO (26/02/2011)
O termo rescaldo designa o trabalho que é realizado com a intenção de se evitar um novo incêndio. Após o acidente ocorrido na Cidade do Samba, a equipe de bombeiros do Rio de Janeiro prosseguiu os trabalhos de rescaldo, para só finalizar a tarefa quando o local estiver completamente vistoriado.
___
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@palavradodia.com.br
_____
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página