sexta-feira, 5 de outubro de 2012

UM POUCO DE FILOSOFIA DO TAEKWONDO



Taegeuk é um símbolo que representa os princípios da criação do cosmo (universo) e as normas da vida humana.A circunferência da marca do Taegeuk simboliza o infinito e as duas partes, vermelha e azul dentro do círculo, simbolizam yin (negativo) e yang (positivo), que parece girar todo o tempo. Portanto, Taegeuk é luz, a essência unificada do cosmo e da vida humana e sua infinidade significa energia e a fonte de vida. O yin e yang representam o desenvolvimento do cosmo e da vida humana e a unidade simétrica das partes, tais como negativo e positivo, dureza e suavidade, e materiais e não-materiais. As oito barras-sinal (chamadas kwae), fora do círculo, são organizadas de forma que possam seguir junto com o Taegeuk em um sistema regular. Uma barra significa o yang e duas barras o yin, ambos que representam a criação de harmonização com os princípios básicos de todos os fenômenos do cosmo. O Taegeuk, a infinidade 
e o yin-yang são os três elementos que constituem a trindade filosófica como mencionada no “Samil Sinko”, as “escrituras” do povo coreano.

2. A Origem da Denominação do Taegeuk

De acordo com um velho livro de história, Sinsi Bonki, de algo em torno do ano 35 a.C. um dos filhos do 5º imperador da Dinastia de Hwan-ung, antiga nação da raça Tongyi cujo nome era Pokhui, foi informado que tinha recebido uma ordenação do céu para ter perspicácia nas verdades universais, enquanto observava os rituais feitos para os céus e recebeu finalmente as oito barras kwaes (barras-sinal).Assim, isto foi repassado ao longo da história pelo Rei Mun, Tsu de Chou, Confucio e Kim II Bu, todos descendentes da raça de Tongyi. Foi Kim II Bu quem finalmente completou a atual marca de Taegeuk.
As oito Poomsaes iniciais, ou Taegeuks, são como os oito primeiros passos de um aluno de Taekwondo em direcção à graduação de cinto negro. A própria palavra Taegeuk significa “origem de todas as coisas”, a origem de universo balanceado pelo Yin e pelo Yang.

Daí a filosofia de Yin e Yang, uma filosofia de contrariedade e opostos, estar representada em todas as Poomsaes: O ataque e a defesa, a ofensiva e defensiva, o rápido e o lento, o forte e o fraco. A chave para praticar uma Poomsae é gerir a energia do corpo e ter controlo sobre a respiração, força e rapidez.

Cada um dos oito Taegeuks representa cada um dos oito pontos cardeais e possui um significado próprio que está relacionado com o conhecimento do aluno que a pratica.

Cada elemento em redor do símbolo tem o nome de Trigrama, representando cada um um elemento da natureza:

Taegeuk IL jang - O seu trigrama chama-se Keon que significa Céu.
Taegeuk I jang - O seu trigrama chama-se Tae que significa Rio.
Taegeuk Sam jang - O seu trigrama chama-se Ri que significa Fogo.
Taegeuk Sa jang - O seu trigrama chama-se Jin que significa Trovão.
Taegeuk Oh jang - O seu trigrama chama-se Sohn que significa Vento.
Taegeuk Yuk jang - O seu trigrama chama-se Gam que significa Água.
Taegeuk Chil jang - O seu trigrama chama-se Gahn que significa Montanha.
Taegeuk Pal jang - O seu trigrama chama-se Gon que significa Terra.


Projeto social   iniciou em setembro/2012 com 
 FILOSOFIA DO TAEKWONDO desenvolvido no bairro Ipanema .
  
No bairro Ipanema ,no Centro Comunitário da Igreja de Rosa Mística  desde o mês de Setembro/2012 esta acontecendo um projeto Social que tem atendido 100 crianças dos bairros , Nova Suiça,Nova Cidade,Ipanema ,Caiçaras,Jardim das Alterosas ,coordenado pelo Grão Mestre Wandir e pelo Mestre Niltom .è um trabalho que incetiva a disciplina ,igualdade ,respeito ao ser humano .






Agradeço ao meu amigo Gustavo que ajudou-me na elaboração deste artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página