sexta-feira, 26 de outubro de 2012

NÓDULOS MAMARIOS



Um nódulo mamário tem diferentes significados dependendo da idade e do sexo. Uma vez que alguns nódulos e algumas alterações são considerados normais, o entendimento da estrutura e o funcionamento da mama podem ajudar a eliminar algumas preocupações.
O primeiro nódulo a preocupar os pais são sempre os nódulos encontrados nos mamilos de crianças recém-nascidas. Estes são compostos por tecido mamário verdadeiro que está aumentado em resposta aos estrogênios maternos circulantes e que irá diminuir nos meses subseqüentes à medida que os efeitos do estrogênio diminuírem. A dilatação da mama pode ser encontrada em recém-nascidos de ambos os sexos e não é apenas normal, é esperada. O tamanho da mama é utilizado na avaliação da proximidade do parto.
A seguir, o nódulo que mais preocupa é o encontrado em garotas com aproximadamente 6 anos de idade. Geralmente, uma “protuberância mamária” indica o início da puberdade. Normalmente são descobertas aos 9 anos de idade, aproximadamente. É comum que apenas uma mama esteja envolvida ou se as duas estiverem envolvidas, um lado será maior que o outro. A mama pode estar sensível à pressão. Este é o desenvolvimento normal da puberdade e não deve causar angústia aos pais ou à criança.
A origem de mais preocupações é a dilatação de uma mama sensível com um nódulo abaixo do mamilo encontrado em garotos adolescentes. A dilatação pode ser pequena ou bem significativa. É chamada deginecomastia e é comum em garotos durante a puberdade média. É uma reação à alteração de hormônios e desaparece no decorrer de alguns meses. A dilatação significativa pode ser psicologicamente estressante para a pessoa. O tratamento consiste em dar confiança neste período. Raramente a cirurgia decorrente da persistência da ginecomastia ou trauma psicológico grave será necessária.
A última causa de preocupação é encontrar um nódulo na mama de uma mulher adulta. Todos os nódulos em mulheres adultas devem ser verificados pelo médico. Embora a maioria não apresente perigo (menos de um quarto de todos os nódulos mamários são considerados cancerosos), o diagnóstico logo no início e o tratamento do carcinoma mamário aumentam significativamente as possibilidades de um bom resultado. Felizmente, a maioria das mulheres está aprendendo a fazer o auto-exame mamário e os nódulos estão sendo descobertos e diagnosticados no início. Algumas das causas de nódulos nas mamas de mulheres adultas são discutidas abaixo.
Alterações fibrocísticas benignas que podem ocorrer em uma ou nas duas mamas e são observadas com freqüência. Os nódulos benignos normalmente são arredondados com bordas lisas ou elásticos ou levemente flutuantes (capazes de sofrer depressões ou alterações na forma) e não são fixos. Há sempre uma secreção do mamilo que ocorre apenas após a sua manipulação. A secreção é leitosa e normalmente pode ser produzida por ambas as mamas.
Um fibroadenoma, um tumor benigno que pode ser sentido muito facilmente, é o tumor mais comum encontrado em mamas femininas. Ocorre com mais freqüência em mulheres férteis. Os fibroadenomas não são sensíveis e normalmente não são malignos, na maioria das vezes são apenas nódulos. No entanto, há casos que envolvem nódulos múltiplos e em poucos casos são encontrados na mama. Geralmente um médico pode diagnosticar um fibroadenoma pela palpação da mama. Embora os fibroadenomas sejam inofensivos, a remoção cirúrgica ainda é recomendada. Há duas razões principais para esta recomendação. A não ser que o tumor seja removido e estudado em um microscópio, não há como garantir que este não seja canceroso e embora o nódulo não envolva o tecido mamário, ele pode crescer bastante e deformar a mama.
A doença fibrocística, caracterizada por um número de pequenos cistos (sacos cheios de líquido ao redor do tecido fibroso) também é comum e ocorre com mais freqüência durante os anos reprodutivos. De maneira geral, as duas mamas são envolvidas. A sensibilidade está freqüentemente associada, especialmente após o início do período menstrual. A aspiração com agulha, (retirada de líquido do(s) cisto(os)), é utilizada para diagnosticar e tratar esta doença e pode ser realizada no consultório médico. Se o líquido que estiver sendo retirado for de uma cor parda ou amarelada e contiver sangue e os nódulos desaparecerem por completo após o procedimento, não há necessidade de estudos mais detalhados.
Um papiloma intraductal é um pequeno crescimento dentro do ducto mamário. É inofensivo e freqüentemente não pode ser sentido. Em alguns casos, o único sintoma é uma secreção aquosa e rosa do mamilo. Uma vez que a secreção aquosa ou com sangue possa estar associada a câncer (muito raramente), um exame microscópico do líquido e normalmente uma mamografia são recomendados para avaliar as possibilidades. A remoção cirúrgica é recomendada.
Em algumas ocasiões, uma lesão na mama causará um hematoma. É caracterizada pela região ferida na pele com um nódulo subjacente associado. Este nódulo é um coágulo sangüíneo formado pelo acúmulo de sangue na área traumatizada. A área pode inchar e ficar sensível, mas deve voltar ao normal lentamente. Isso pode levar alguns dias ou semanas, dependendo da lesão. Se o coágulo sangüíneo não for reabsorvido (se não apresentar melhora) e o nódulo ou um saco cheio de líquido for formado, pode ser indicada uma cirurgia para remover o nódulo ou drenar o líquido.
Com relação ao câncer mamário:
Enquanto menos de 20% dos nódulos mamários representam um risco de vida, os sinais clínicos de câncer mamário não são facilmente distinguidos desta doença de mama benigna.
O câncer mamário é a principal causa de morte em mulheres, mas ocasionalmente pode ocorrer em homens, com sinais e sintomas similares aos encontrados em mulheres. Além disso, nódulos mamários em homens e mulheres devem sempre ser avaliados por um médico.
A maioria dos fatores de risco associados ao câncer mamário não podem ser controlados. No entanto, a prevenção secundária – a detecção no início e o tratamento apropriado no início do processo da doença – deve ser acompanhado de auto-exame mamário de rotina e uma mamografia após os 40 anos.
A grande maioria dos cânceres mamários são descobertos pelas próprias mulheres. Isto é feito através de um cauteloso auto-exame mamário que requer alguma prática. A Sociedade Americana do Câncer distribui panfletos demonstrando a técnica apropriada (veja grupo de apoio para câncer).
Potencialmente, os nódulos mamários malignos podem ser acompanhados de secreção expontânea dos mamilos em apenas um ducto em uma mama. A secreção ocorre em aproximadamente 4% dos cânceres mamários.
Como regra, as primeiras mamografias devem iniciar entre 35 e 40 anos de idade, depois repetidas a cada dois anos entre 40 e 50 anos e a partir daí anualmente. Há estudos atualmente sendo realizados que podem alterar estas recomendações.
Uma boa técnica de auto-exame, avaliações médicas regulares e mamografia são as melhores maneiras de se encontrar uma neoplasia mamária em uma fase inicial em que a doença possa ser curada.

EDIÇÃO:

Como esse artigo tem tido bastante procura de mães e pais interessados, recomendamos a leitura dos seguintes textos:

CARTILHA – PREVENÇÃO E CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA – BH

(Fonte: http://materialenfermagem.blogspot.com/2009/03/cartilha-prevencao-e-controle-do-cancer.html)
Material elaborado pela prefeitura de Belo Horizonte, na série de protocolos de atenção à saúde da mulher.
Contém informações sobre prevenção primária e secundária, auto-exame da mama, fluxos, atribuições dos profissionais, entre outros.
Formato: PDF
Número de páginas: 24
Tamanho: 1.21 MB
Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página