sábado, 12 de outubro de 2013

Prova para conselheiros tutelares de Barbacena-2013


Questão 01) O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária versa sobre a definição de família para além de sua definição legal e a partir de uma análise de contexto sócio-cultural de seus membros. Abaixo, segue a assertiva retirada do texto original:

“Entretanto, a definição legal (de família) não supre a necessidade de se compreender a complexidade e riqueza dos vínculos familiares e comunitários que podem ser mobilizados nas diversas frentes de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Para tal, torna-se necessária uma definição mais ampla de “família”, com base sócio-antropológica.” Página 27

Todas as afirmações abaixo ratificam e complementam o exposto acima, exceto:

A) Assim, em um âmbito simbólico e relacional, que varia entre os diversos grupos sociais, muitas pessoas podem ser consideradas como “família”. A primeira definição que emerge desta realidade social é que, além da relação parentalidade/filiação, diversas outras relações de parentesco compõem uma “família extensa”, isto é, uma família que se estende para além da unidade pais/filhos e/ou da unidade do casal, estando ou não dentro do mesmo domicílio: irmãos, meio-irmãos, avós, tios e primos de diversos graus.
B) Dentro de uma lógica de análise sócio-antropológica, para a definição de grupo familiar, é necessário, obrigatoriamente que haja um vínculo direto de consangüinidade entre seus membros, pois, para o Estado Brasileiro a unidade básica social é a matricialidade familiar, devendo esta ser prevenida e promovida em detrimento a qualquer outro dado de análise para caracterização de família.
C) Aos diversos arranjos constituídos no cotidiano para dar conta da sobrevivência, do cuidado e da socialização de crianças e adolescentes, daremos o nome de “rede social de apoio”, para diferenciá-la de “família” e de “família extensa”. É preciso lembrar, nestes casos, que se as obrigações mútuas construídas por laços simbólicos e afetivos podem ser muito fortes, elas não são necessariamente constantes, não contam com reconhecimento legal e nem pressupõem obrigações legais.
D) Na grande maioria das famílias monoparentais é o pai que não mora no domicílio – o que não significa, necessariamente, que tenha perdido o vínculo com os filhos e muito menos que escape à responsabilização de suas funções paternas.

Questão 02) Segundo o texto Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, um dos princípios norteadores dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes é a excepcionalidade do afastamento do convívio familiar. Sobre este princípio, analise as afirmações abaixo e as classifiquem como verdadeiras ou falas.

(   ) Todos os esforços devem ser empreendidos no sentido de manter o convívio com a família (nuclear ou extensa, em seus diversos arranjos), a fim de garantir que o afastamento da criança ou do adolescente do contexto familiar seja uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica.
(    ) Todos os esforços devem ser empreendidos no sentido de manter o convívio com a família (nuclear ou extensa, em seus diversos arranjos). Desde modo, é dever de todos os órgãos de defesa dos direitos da criança e adolescentes, inclusive do Conselho Tutelar, sanar a vulnerabilidade e ou risco social que aflige o grupo familiar no prazo máximo de 15 dias úteis, restabelecendo o convívio familiar. 
(   ) Como o afastamento traz profundas implicações, tanto para a criança e o adolescente, quanto para a família, deve-se recorrer a esta medida apenas quando representar o melhor interesse da criança ou do adolescente e o menor prejuízo ao seu processo de desenvolvimento.
(   ) Como defensores dos direitos da criança e do adolescentes, os Conselheiros Tutelares devem atentar apenas para os menores, promovendo ações em sua defesa. Quanto ao trabalho com a família, este deve ser realizado unicamente pelo CREAS que deve desenvolver ações para a emancipação e promoção social da família, dentro da matriz da proteção social básica, sua responsabilidade. Desta forma, cabe ao Conselho Tutelar acompanhar e orientar os menores e ao CREAS acompanhar e orientar os pais e ou responsáveis.

A)    F, V, F, V
B)     V, V, F, F
C)     V, F, V, F
D)    F, F, V, V

Questão 03) O texto Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes aponta que o estudo diagnóstico tem como objetivo subsidiar a decisão acerca do afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar. Salvo em situações de caráter emergencial e/ou de urgência, esta medida deve ser aplicada por autoridade competente (Conselho Tutelar ou Justiça da Infância e da Juventude), com base em uma recomendação técnica, a partir de um estudo diagnóstico, caso a caso, realizado por equipe interprofissional do órgão aplicador da medida ou por equipe formalmente designada para este fim. Em todos os casos, a realização deste estudo diagnóstico deve ser realizada sob supervisão e estreita articulação com Conselho Tutelar, Justiça da Infância e da Juventude e equipe de referência do órgão gestor da Assistência Social. Segundo o texto, recomenda-se que o estudo diagnóstico contemple, dentre outros, os seguintes aspectos, exceto:

A) A história familiar e se há padrões transgeracionais de relacionamento com violação de direitos.
B) A percepção da criança ou adolescente em relação à possibilidade de afastamento do convívio familiar – se demonstra, por exemplo, medo de permanecer na família ou tristeza por afastar-se da mesma.
C) Nos casos de violência intra-familiar, se há possibilidade de afastamento do agressor da moradia comum para a manutenção da criança ou adolescente na moradia em condições de proteção e segurança.
D) A orientação e vivência da sexualidade do Adolescente, destacando se o mesmo possui uma conduta de sua sexualidade fora dos padrões sociais estabelecidos pela sociedade, por exemplo, homossexualismo, necessitando de orientação moral e religiosa fora do núcleo familiar.

Questão 04) O texto Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes prescreve orientações para o trabalho com as famílias, destacando que devem ser consideradas tanto as questões objetivas quanto subjetivas do grupo familiar. (...). Diversas técnicas podem ser utilizadas no acompanhamento às famílias, em especial também pelos Conselheiros Tutelares em sua atuação profissional. Relacione a nomenclatura à técnica descrita:









1)     Estudo de caso
2)     Entrevista individual e familiar
3)     Grupo com famílias
4)     Visita domiciliar
5)     Orientação individual, grupal e familiar
6)    Encaminhamento e acompanhamento
(   ) Dentre outros aspectos, favorece a comunicação com a família, a troca de experiências entre famílias e a aprendizagem e o apoio mútuos. Possibilita a reflexão sobre as relações familiares e responsabilidades da família na garantia dos direitos de seus membros. Constitui importante estratégia para potencialização dos recursos da família para o engajamento nas ações necessárias para retomada do convívio familiar com a criança ou adolescente.

(    ) reflexão coletiva que deve partir das informações disponíveis sobre a família e incluir resultados das intervenções realizadas. Na medida do possível deve ser realizado com a participação dos profissionais do serviço de acolhimento, da equipe de supervisão do órgão gestor, da Justiça da Infância e da Juventude e de outros serviços da rede que acompanhem a família.

(    ) Orientar e facilitar o acesso da família à rede local, de acordo com demandas identificadas: psicoterapia, tratamento de uso, abuso ou dependência de álcool e outras drogas, outros tratamentos na área de saúde, geração de trabalho e renda, educação de jovens e adultos, etc.

(    ) estratégia importante, particularmente nos primeiros contatos com a família e seus membros, que permite avaliar a expectativa da família quanto à reintegração familiar e elaborar conjuntamente o Plano de Atendimento. Esse instrumento também pode ser utilizado para abordar outras questões específicas, para aprofundar o conhecimento sobre a família e para fortalecer a relação de confiança com o serviço.

(    )  Importante recurso para conhecer o contexto e a dinâmica familiar e identificar demandas, necessidades, vulnerabilidades e riscos. Referenciada no princípio do respeito à privacidade, esta técnica possibilita uma aproximação com a família e a construção de um vínculo de confiança, necessário para o desenvolvimento do trabalho. Possibilita conhecer a realidade da família em sua habitação e o seu relacionamento com vizinhos, comunidade e a realidade de atendimento de política de públicas.

(    ) intervenções que têm como objetivo informar, esclarecer e orientar pais e responsáveis sobre diversos aspectos, como a medida de proteção aplicada e os procedimentos dela decorrentes. Deve pautar-se em uma metodologia participativa que possibilite a participação ativa da família.

A)    1, 2, 6, 3, 5, 4
B)    3, 1, 6, 2, 4, 5
C)    6, 1, 5, 4, 2, 3
D)    5, 3, 2, 1, 4, 6

Questão 05) O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária versa sobre a “condição peculiar da criança e do adolescente como pessoa em desenvolvimento”, baseado no artigo 6º do ECA. Com base no texto de referência, analise as assertivas abaixo e marque a opção correta.

A)    A criança, ao nascer, vem “equipada” com uma carga genética que determinará suas características físicas e emocionais. Desta forma, o meio ambiente, a família e a sociedade não influenciam no processo de formação moral, emocional e psicológica do indivíduo, ou seja, o caráter, por exemplo, é inato, e pouco será formado e ou deformado pelo meio.
B)     O desenvolvimento integral da criança começa a partir de seu nascimento. Somente com o nascimento é dado o encontro entre o ser vivente e o mundo e as relações afetivas da família. Logo, ao nascer, a família deve cuidar dos aspectos emocionais e relacionais, pois ele, o bebê, é capaz de captar todas as emoções e o “clima” familiar.
C)     Ao nascer, a criança está pronta para aprender e desenvolver suas habilidades. Por isso, a Constituição Federal e o ECA garantem a todas as crianças o acesso a creche, pois é neste local que ocorre a socialização primária, os primeiros contatos sociais onde a criança aprende o traquejo social básico, aprende regras e a expressar suas emoções. A família participa de forma complementar, repassando apenas valores religiosos e morais. Na adolescência, a família torna-se, de fato, a responsável pelo processo de orientação e formação social do menor.
D)    O desenvolvimento da criança e, mais tarde, do adolescente, caracteriza-se por intrincados processos biológicos, psicoafetivos, cognitivos e sociais que exigem do ambiente que os cerca, do ponto de vista material e humano, uma série de condições, respostas e contrapartidas para realizar-se a contento. O papel essencial desempenhado pela família e pelo contexto sócio-comunitário no crescimento e formação dos indivíduos justifica plenamente o reconhecimento da convivência familiar e comunitária como um direito fundamental da criança e do adolescente.

Questão 06) A Lei N.º 12.594 de 18 de Janeiro de 2012 versa, no artigo 35, sobre a execução das medidas socioeducativas, que será regida por uma série de princípios, dentre eles, exceto:
A)    Legalidade, o adolescente receberá tratamento mais gravoso do que o conferido ao adulto, como forma coercitiva e educativa.
B)    Excepcionalidade da intervenção judicial e da imposição de medidas, favorecendo-se meios de autocomposição de conflitos.
C)    Prioridade a práticas ou medidas que sejam restaurativas e, sempre que possível, atendam às necessidades das vítimas. 
D)    Individualização, considerando-se a idade, capacidades e circunstâncias pessoais do adolescente.
Questão 07) O Sistema Nacional de Avaliação e Acompanhamento do Atendimento Socioeducativo (SINASE), tem os seguintes objetivos, exceto
A)    Contribuir para a organização da rede de atendimento socioeducativo.
B)     Assegurar conhecimento rigoroso sobre as ações do atendimento socioeducativo e seus resultados.
C)     Promover a melhora da qualidade da gestão e do atendimento socioeducativo. 
D)    Elaborar o Plano Municipal de Atendimento socioeducativo, em conformidade com o Plano Nacional e o respectivo Plano Estadual. 
Questão 08) Segundo o artigo 112 do ECA-Lei Federal 8.069/1990, sobre as Medidas Sócio-Educativas, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas:
A)    Advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade.
B)     Liberdade assistida; inserção em regime de semi-liberdade; advertência; obrigação de reparar o dano.
C)     Advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; inserção em regime de semi-liberdade; internação em estabelecimento educacional.
D)    Obrigação de reparar o dano; inserção em regime semi-liberdade, advertência, obrigação de reparar o dano.
Questão 09) ) O texto Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes aponta que todas as entidades que desenvolvem programas de acolhimento institucional devem prestar plena assistência à criança e o adolescente adotando os seguintes princípios:
I – Preservação e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários
II - Integração imediata em família substituta, para que novo vínculo afetivo seja formado rapidamente;
III - Desenvolvimento de atividades internas, dentro de um regime educacional definido pela instituição.
IV – Determinar e orientar a religião e crença a ser adotada pelo acolhido.


A)    Apenas a I está correta.
B)     II, III, IV estão corretas
C)     I e II estão corretas.
D)    Todas as opções estão corretas.
Questão 10) O ECA-Lei Federal 8.069/1990, das disposições preliminares, versa:

Artigo 4º: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende, exceto:

A)    Primazia de receber proteção e socorro desde que expressamente autorizada formalmente por seu representante legal ou por pessoa indicada por ele.
B)     Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
C)     Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
D)    Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Questão 11) O ECA-Lei Federal 8.069/1990, Título II – Dos Direitos Fundamentais, Capítulo I – Do Direito à vida e a saúde, versa sobre os direitos constitucionais garantidos às crianças e aos adolescentes referentes à prevenção de doenças e promoção de saúde, em especial, sobre a vacinação. Analise as assertivas abaixo e marque a opção correta.

A)    Cabe ao SUS realizar campanhas de vacinação. Já aos pais, responsáveis diretos pelo direcionamento da vida de seus filhos, decidir pela adesão ao não ao calendário de vacinação. Dentro do direito constitucional de liberdade de expressão e opinião, é assegurado aos pais o direito de recusa em vacinar suas crianças, apesar de um forte apelo do Estado em prol da política de saúde pública do país.
B)     Os pais não serão responsabilizados pela não vacinação de seus filhos se apresentarem junto ao Conselho Tutelar e ao Comissariado da Infância e Juventude uma declaração de próprio punho justificando a não adesão à campanha de vacinação por questões religiosas e morais.
C)     Dentro dos direitos constitucionais, a criança e o adolescente possuem também direito a recusa de atendimento e, caso os pais concordem, não serão vacinados contra a vontade.
D)    É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Questão 12) O ECA-Lei Federal 8.069/1990 ratifica que a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na constituição e nas leis. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos, dentre outros, exceto:

A)    Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.
B)     Crença e culto religioso, desde que autorizado por seus pais ou responsáveis legais.
C)     Brincar, praticar esportes e divertir-se;
D)    Buscar refúgio, auxílio e orientação.

Questão 13) O ECA-Lei Federal 8.069/1990, Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer assegura uma série de direitos às crianças, adolescentes e a seus pais. Além disso, versa também sobre deveres que o Estado possui. Sobre estes direitos e deveres, analise as afirmações abaixo e as classifiquem como verdadeiras ou falas.

(    ) As crianças e adolescentes possuem direitos à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, desde que não crie privilégios e diferenciação de alunos, pois todos são iguais perante a lei.
(   ) As crianças e adolescentes possuem o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
(    ) As crianças e adolescentes possuem direito ao acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
(     ) É dever do estado assegurar à criança e ao adolescente atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Porém é garantindo as escolas o direito de recusa de atendimento, caso julgarem necessário.
(     ) É dever do estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
(     ) É dever do estado assegurar à criança atendimento em creche e pré-escola às crianças de três a seis anos de idade.
(     ) Os pais ou responsável não têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino desde que ministrem pessoalmente a educação de seus filhos.


A)    F, V, V, F, V, F, F
B)     V, F, F, V, F, V, F
C)     V, F, V, F, V, V, V
D)    F, V, F, V, F, F, V

Questão 14) O artigo 129 do ECA-Lei Federal 8.069/1990 versa sobre as medidas aplicáveis aos pais e ou responsáveis. Assinale a alternativa errada:

A)    Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção a família.
B)     Suspensão ou destituição do pátrio poder.
C)     Inclusão da criança e/ou adolescente em programa oficial e ou comunitário de auxilio, orientação e tratamento a alcoolismo ou toxicômanos.
D)    Obrigação de encaminhar a criança  ou adolescente a tratamento especializado.

Questão 15) Os artigos 83 e 84 do ECA- Lei Federal 8.069/1990 trata da necessidade de autorização para viagem de crianças e adolescentes. Analise as assertivas abaixo e marque a opção incorreta.
A)    A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.
B)     A autorização não será exigida se tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana.
C)     Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é indispensável, se a criança ou adolescente estiver acompanhada de ambos os pais ou responsáveis.
D)    Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável,se a criança  ou adolescente viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.
Questão 16) Segundo o ECA- Lei Federal 8.069/1990, no artigo 62, ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não governamental, é vedado trabalho, exceto:
A)    Noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e às cinco horas do dia seguinte.
B)     Realizado em horários e locais que permitam a freqüência à escola.
C)     Perigoso, insalubre ou penoso.
D)    Realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.
Questão 17) Segundo o ECA- Lei Federal 8.069/1990, no artigo 134, a lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais é assegurado o direito a:
A)    Cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal, licença-maternidade,  licença-paternidade, gratificação natalina. 
B)     Cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal, licença-maternidade,  licença-paternidade, gratificação natalina, além de adicional de periculosidade.
C)     Cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas, sem acréscimo de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal e gratificação natalina. 
D)    Cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal, licença-maternidade,  licença-paternidade, gratificação natalina,  adicional de periculosidade e adicional de insalubridade.
Questão 18) O artigo 95 do ECA- Lei Federal 8.069/1990 versa sobre a fiscalização das entidades. Segundo a lei, as entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, assim como pelo planejamento e execução de programas de proteção e sócio-educativos destinados a crianças e adolescentes. No que se refere à sua fiscalização é correto afirmar:
A)    Serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público, pelo Prefeito e pelos Conselhos Tutelares.
B)     Serão fiscalizadas pelo Judiciário, especialmente pelos Comissários da Infância e Juventude.
C)     Serão fiscalizadas pelo Ministério Público.
D)    Serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares.
Questão 19) O ECA-Lei Federal 8.069/1990, Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer assegura uma série de direitos às crianças, adolescentes e a seus pais. Além disso, versa também sobre deveres que o Estado possui. É dever dos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicar ao Conselho Tutelar os casos de, exceto:
A)    Maus-tratos envolvendo seus alunos.
B)     Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
C)     Elevados níveis de repetência.
D)    Mudanças de endereço das crianças e adolescentes matriculadas.
Questão 20) Segundo o artigo 136 do ECA-Lei Federal 8.069/1990, são atribuições do Conselho Tutelar, entre outras, exceto:
A)    Atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII.
B)     Atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII.
C)     Aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente.
D)    Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, § 3º, inciso II, da Constituição Federal.


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RASCUNHO DO GABARITO

Senhor (a) candidato (a),

Você pode anotar o rascunho do gabarito neste espaço e levá-lo com você.


Questões
Alternativas
01
A
B
C
D
02
A
B
C
D
03
A
B
C
D
04
A
B
C
D
05
A
B
C
D
06
A
B
C
D
07
A
B
C
D
08
A
B
C
D
09
A
B
C
D
10
A
B
C
D
11
A
B
C
D
12
A
B
C
D
13
A
B
C
D
14
A
B
C
D
15
A
B
C
D
16
A
B
C
D
17
A
B
C
D
18
A
B
C
D
19
A
B
C
D
20
A
B
C
D


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