quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Teste: como anda a sua autoestima?


Já parou uns instantes para pensar se está triste demais?

Por Fernanda Iarossi

Não adianta ter o cabelo dos sonhos, o emprego da sua vida, um grande amor ao seu lado, viver rodeada de amigos se não anda nada bem emocionalmente. Qualquer momento de felicidade pode ser apagado se a sua autoestima estiver lá embaixo. Para descobrir se a tristeza está demais na sua vida, faça o teste a seguir, elaborado pela psicoterapeuta, consultora de carreira e coaching, Cristiane Moraes Pertusi. E anote as dicas para viver bem consigo mesma sempre!
Escolha a alternativa com que mais se identifica.
1 – “Sinto-me infeliz com minha vida”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
2 - “Tenho sentido pouca confiança em minhas atitudes”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
3 – “Tenho me sentido inútil, sem valor ultimamente”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
4 – “Tenho pouca esperança na vida diante de obstáculos”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
5 – “Sou pouco otimista quanto ao futuro”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
6 – “Sinto-me desanimada diante de problemas”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
7 – “Preciso da opinião dos outros para me sentir segura”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
8 – “Acho que as pessoas nunca me dão o valor que mereço”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
9 – “É comum me sentir injustiçada diante de situações”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
10 – “Sinto-me incapaz de enfrentar os problemas”( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Sempre
ResultadoSe assinalou mais:
SEMPRE
Sua autoestima está baixa. Ter uma percepção negativa de si mesma pode alterar sua vida e suas relações interpessoais. Você precisa reagir: busque apoio na sua família, nos amigos e nas atividades que te dão prazer. Se mesmo assim não conseguir superar ou achar difícil livrar-se de pensamentos tristes, uma boa alternativa é procurar ajuda profissional, de um terapeuta, por exemplo.
ÀS VEZESSua autoestima pode melhorar. Procure repensar sua vida e suas relações com o objetivo de viver bem. Uma sugestão é estabelecer prioridades, cuidar mais de si mesma e de seus laços afetivos para que possa sentir-se melhor e com mais valor.
RARAMENTE
Você está segura de seu valor. A dica para ficar sempre bem é orgulhar-se cada vez mais das suas atitudes e escolhas. Manter sua vida e relações afetivas saudáveis também ajuda a esbanjar alto-astral.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página