sexta-feira, 13 de abril de 2012

CAMINHOS PARA VOCÊ LIDAR COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES


Caminhos para você lidar com as próprias emoções
Na realidade, o trabalho com as emoções não é tão complicado se seguirmos algumas regras básicas. Acompanhe-as a partir de agora.
1. Você deve aceitar o que sente, uma vez que está sentindo.
2. Elabore o que sente. Elaborar é refletir a respeito do que sente. A elaboração da emoção consiste em assumir a responsabilidade pelo que está sentindo porque você mesmo é que criou isso, ou seja, as causas para que a emoção esteja aí; é conteúdo seu. Em seguida, vá para o próximo passo que é o encaminhamento, ou seja, ação.
3. Dê um encaminhamento, ou seja, aja de acordo. O que fazer com o que sente? Tome uma atitude, fale o que pensa, re-pense suas ideias de obrigação, coloque limites para o outro e para si mesmo. Enfim: FAÇA ALGUMA COISA, nem que seja a decisão de não querer fazer nada. Pois a energia que fica por conta do que sentimos precisa ser utilizada para finalizar o ciclo, para dinamizar as situações de nossa vida. Se você não der o encaminhamento necessário, provavelmente engolirá uma gotinha de contrariedade. Nos livros "Em busca da Cura Emocional e "A Essência do Encontro", expliquei que em nosso peito, temos um reservatório parecido com um copinho energético, onde colocamos gotinhas a cada ação finalizada ou não. Se você finaliza uma situação, você coloca gostas de respeito e consideração por si mesmo. Se não finaliza, você coloca gotas de contrariedade, insatisfação, crítica, ansiedade etc. Quando este copinho está cheio, ele transbordará com uma última situação que pode nem ser de grande importância, mas que transbordará o copo, e aí você terá uma explosão de raiva, de choro compulsivo, de alguma coisa que até pode ser de muita alegria, caso você tenha colocado gotinhas de respeito em seu copinho energético. Entendeu?
4. Identificação das necessidades pessoais por trás das emoções. Isto significa preenchimento emocional, ou seja, preencher os buracos emocionais do tipo carência de atenção, consideração, valorização, carinho, aceitação etc. que são de cada um, e assim, devem ser preenchidos pela própria pessoa, através de atitudes positivas, agindo realmente em favor de si mesma. É o bom uso do livre-arbítrio onde você escolhe fazer o bem para si, para que se sinta bem, feliz e confortável. Lembre-se que por trás de toda emoção existe o conteúdo do EU emocional carente, e é exatamente por isso que é de sua responsabilidade, identificar e suprir através da modificação de suas atitudes, passando a levar em conta as suas reais necessidades. Assim, pergunte-se: "qual a minha necessidade por trás desta emoção"?
Reflita que equilíbrio emocional não significa ser calmo, sereno, pacífico. Controle e equilíbrio emocional não significam não sentir, ser um robô ou absolutamente racional. Controle emocional não significa não ser humano; pelo contrário, estamos encarnados aqui justamente para trabalharas nossas emoções egóicas e evoluir a partir disso. Assim, fique tranquilo, é normal ter emoções negativas. Reflita mais sobre isso, valerá muito à pena!
Beijos,
Lourdes Possatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página