sexta-feira, 26 de outubro de 2012

NÓDULOS MAMARIOS



Um nódulo mamário tem diferentes significados dependendo da idade e do sexo. Uma vez que alguns nódulos e algumas alterações são considerados normais, o entendimento da estrutura e o funcionamento da mama podem ajudar a eliminar algumas preocupações.
O primeiro nódulo a preocupar os pais são sempre os nódulos encontrados nos mamilos de crianças recém-nascidas. Estes são compostos por tecido mamário verdadeiro que está aumentado em resposta aos estrogênios maternos circulantes e que irá diminuir nos meses subseqüentes à medida que os efeitos do estrogênio diminuírem. A dilatação da mama pode ser encontrada em recém-nascidos de ambos os sexos e não é apenas normal, é esperada. O tamanho da mama é utilizado na avaliação da proximidade do parto.
A seguir, o nódulo que mais preocupa é o encontrado em garotas com aproximadamente 6 anos de idade. Geralmente, uma “protuberância mamária” indica o início da puberdade. Normalmente são descobertas aos 9 anos de idade, aproximadamente. É comum que apenas uma mama esteja envolvida ou se as duas estiverem envolvidas, um lado será maior que o outro. A mama pode estar sensível à pressão. Este é o desenvolvimento normal da puberdade e não deve causar angústia aos pais ou à criança.
A origem de mais preocupações é a dilatação de uma mama sensível com um nódulo abaixo do mamilo encontrado em garotos adolescentes. A dilatação pode ser pequena ou bem significativa. É chamada deginecomastia e é comum em garotos durante a puberdade média. É uma reação à alteração de hormônios e desaparece no decorrer de alguns meses. A dilatação significativa pode ser psicologicamente estressante para a pessoa. O tratamento consiste em dar confiança neste período. Raramente a cirurgia decorrente da persistência da ginecomastia ou trauma psicológico grave será necessária.
A última causa de preocupação é encontrar um nódulo na mama de uma mulher adulta. Todos os nódulos em mulheres adultas devem ser verificados pelo médico. Embora a maioria não apresente perigo (menos de um quarto de todos os nódulos mamários são considerados cancerosos), o diagnóstico logo no início e o tratamento do carcinoma mamário aumentam significativamente as possibilidades de um bom resultado. Felizmente, a maioria das mulheres está aprendendo a fazer o auto-exame mamário e os nódulos estão sendo descobertos e diagnosticados no início. Algumas das causas de nódulos nas mamas de mulheres adultas são discutidas abaixo.
Alterações fibrocísticas benignas que podem ocorrer em uma ou nas duas mamas e são observadas com freqüência. Os nódulos benignos normalmente são arredondados com bordas lisas ou elásticos ou levemente flutuantes (capazes de sofrer depressões ou alterações na forma) e não são fixos. Há sempre uma secreção do mamilo que ocorre apenas após a sua manipulação. A secreção é leitosa e normalmente pode ser produzida por ambas as mamas.
Um fibroadenoma, um tumor benigno que pode ser sentido muito facilmente, é o tumor mais comum encontrado em mamas femininas. Ocorre com mais freqüência em mulheres férteis. Os fibroadenomas não são sensíveis e normalmente não são malignos, na maioria das vezes são apenas nódulos. No entanto, há casos que envolvem nódulos múltiplos e em poucos casos são encontrados na mama. Geralmente um médico pode diagnosticar um fibroadenoma pela palpação da mama. Embora os fibroadenomas sejam inofensivos, a remoção cirúrgica ainda é recomendada. Há duas razões principais para esta recomendação. A não ser que o tumor seja removido e estudado em um microscópio, não há como garantir que este não seja canceroso e embora o nódulo não envolva o tecido mamário, ele pode crescer bastante e deformar a mama.
A doença fibrocística, caracterizada por um número de pequenos cistos (sacos cheios de líquido ao redor do tecido fibroso) também é comum e ocorre com mais freqüência durante os anos reprodutivos. De maneira geral, as duas mamas são envolvidas. A sensibilidade está freqüentemente associada, especialmente após o início do período menstrual. A aspiração com agulha, (retirada de líquido do(s) cisto(os)), é utilizada para diagnosticar e tratar esta doença e pode ser realizada no consultório médico. Se o líquido que estiver sendo retirado for de uma cor parda ou amarelada e contiver sangue e os nódulos desaparecerem por completo após o procedimento, não há necessidade de estudos mais detalhados.
Um papiloma intraductal é um pequeno crescimento dentro do ducto mamário. É inofensivo e freqüentemente não pode ser sentido. Em alguns casos, o único sintoma é uma secreção aquosa e rosa do mamilo. Uma vez que a secreção aquosa ou com sangue possa estar associada a câncer (muito raramente), um exame microscópico do líquido e normalmente uma mamografia são recomendados para avaliar as possibilidades. A remoção cirúrgica é recomendada.
Em algumas ocasiões, uma lesão na mama causará um hematoma. É caracterizada pela região ferida na pele com um nódulo subjacente associado. Este nódulo é um coágulo sangüíneo formado pelo acúmulo de sangue na área traumatizada. A área pode inchar e ficar sensível, mas deve voltar ao normal lentamente. Isso pode levar alguns dias ou semanas, dependendo da lesão. Se o coágulo sangüíneo não for reabsorvido (se não apresentar melhora) e o nódulo ou um saco cheio de líquido for formado, pode ser indicada uma cirurgia para remover o nódulo ou drenar o líquido.
Com relação ao câncer mamário:
Enquanto menos de 20% dos nódulos mamários representam um risco de vida, os sinais clínicos de câncer mamário não são facilmente distinguidos desta doença de mama benigna.
O câncer mamário é a principal causa de morte em mulheres, mas ocasionalmente pode ocorrer em homens, com sinais e sintomas similares aos encontrados em mulheres. Além disso, nódulos mamários em homens e mulheres devem sempre ser avaliados por um médico.
A maioria dos fatores de risco associados ao câncer mamário não podem ser controlados. No entanto, a prevenção secundária – a detecção no início e o tratamento apropriado no início do processo da doença – deve ser acompanhado de auto-exame mamário de rotina e uma mamografia após os 40 anos.
A grande maioria dos cânceres mamários são descobertos pelas próprias mulheres. Isto é feito através de um cauteloso auto-exame mamário que requer alguma prática. A Sociedade Americana do Câncer distribui panfletos demonstrando a técnica apropriada (veja grupo de apoio para câncer).
Potencialmente, os nódulos mamários malignos podem ser acompanhados de secreção expontânea dos mamilos em apenas um ducto em uma mama. A secreção ocorre em aproximadamente 4% dos cânceres mamários.
Como regra, as primeiras mamografias devem iniciar entre 35 e 40 anos de idade, depois repetidas a cada dois anos entre 40 e 50 anos e a partir daí anualmente. Há estudos atualmente sendo realizados que podem alterar estas recomendações.
Uma boa técnica de auto-exame, avaliações médicas regulares e mamografia são as melhores maneiras de se encontrar uma neoplasia mamária em uma fase inicial em que a doença possa ser curada.

EDIÇÃO:

Como esse artigo tem tido bastante procura de mães e pais interessados, recomendamos a leitura dos seguintes textos:

CARTILHA – PREVENÇÃO E CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA – BH

(Fonte: http://materialenfermagem.blogspot.com/2009/03/cartilha-prevencao-e-controle-do-cancer.html)
Material elaborado pela prefeitura de Belo Horizonte, na série de protocolos de atenção à saúde da mulher.
Contém informações sobre prevenção primária e secundária, auto-exame da mama, fluxos, atribuições dos profissionais, entre outros.
Formato: PDF
Número de páginas: 24
Tamanho: 1.21 MB
Download

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A possibilidade de rescisão indireta do contrato por falta de pagamento de salários

A falta de pagamento que se prolongue por período de 15 dias deve ser declarada pelo empregador no prazo de 5 dias, a pedido dos/as trabalhadores/as. Em caso de recusa a IGT, a pedido do/a trabalhador/a, emitirá a respectiva declaração.
Quando a falta de pagamento pontual da retribuição se prolongue por período de 15 dias sobre a data do vencimento, o trabalhador pode suspender o contrato de trabalho, devendo para isso:
  • Enviar comunicação à entidade empregadora;
  • Comunicar à Autoridade para as Condições do Trabalho*;
  • Proceder às comunicações com uma antecedência mínima de 8 dias em relação à data do início da suspensão.
A suspensão do contrato pode ser exercida antes de esgotados os 15 dias, quando o empregador declare por escrito a previsão de não pagamento da retribuição em falta até ao termo desses 15 dias.
A falta de pagamento que se prolongue por período de 15 dias deve ser declarada pelo empregador no prazo de 5 dias, a pedido dos/as trabalhadores/as. Em caso de recusa a IGT, a pedido do/a trabalhador/a, emitirá a respectiva declaração.
.

Efeitos da suspensão

Durante a suspensão mantêm-se os direitos, deveres e garantias das partes na medida em que não pressuponham a efectiva prestação de trabalho, mantendo o/a trabalhador/a direito à retribuição vencida até ao início da suspensão e respectivos juros de mora (juros legais).
.

Cessação da suspensão

  • Mediante comunicação do trabalhador ao empregador e à Autoridade para as Condições do Trabalho*, de que põe termo à suspensão a partir da data que expressamente mencione;
  • Com o pagamento integral das retribuições em dívida e dos respectivos juros de mora.
.

Direito a prestações de desemprego

A suspensão do contrato de trabalho confere ao trabalhador o direito a prestações de desemprego, durante o período de suspensão, nas mesmas condições exigidas e nos limites fixados no regime de protecção no desemprego.
As prestações de desemprego podem também ser atribuídas em relação ao período de retribuição em atraso, desde que tal seja requerido, não podendo, porém, o seu quantitativo ser superior a um subsídio por cada três retribuições mensais não recebidas.
Confere igualmente direito a prestações de desemprego o não pagamento pontual:
  • Da retribuição determinada pela suspensão do contrato de trabalho por facto respeitante ao empregador ou encerramento da empresa por período igual ou superior a 15 dias;
  • Da compensação retributiva em situações de crise empresarial.
.

Prestação de trabalho durante a suspensão

Durante a suspensão do contrato de trabalho, o trabalhador pode dedicar-se a outra actividade (ainda que remunerada), desde que não viole as suas obrigações para com o empregador originário (p. ex; lealdade, concorrência) e para com a segurança social (suspensão das prestações de desemprego).

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

UM POUCO DE FILOSOFIA DO TAEKWONDO



Taegeuk é um símbolo que representa os princípios da criação do cosmo (universo) e as normas da vida humana.A circunferência da marca do Taegeuk simboliza o infinito e as duas partes, vermelha e azul dentro do círculo, simbolizam yin (negativo) e yang (positivo), que parece girar todo o tempo. Portanto, Taegeuk é luz, a essência unificada do cosmo e da vida humana e sua infinidade significa energia e a fonte de vida. O yin e yang representam o desenvolvimento do cosmo e da vida humana e a unidade simétrica das partes, tais como negativo e positivo, dureza e suavidade, e materiais e não-materiais. As oito barras-sinal (chamadas kwae), fora do círculo, são organizadas de forma que possam seguir junto com o Taegeuk em um sistema regular. Uma barra significa o yang e duas barras o yin, ambos que representam a criação de harmonização com os princípios básicos de todos os fenômenos do cosmo. O Taegeuk, a infinidade 
e o yin-yang são os três elementos que constituem a trindade filosófica como mencionada no “Samil Sinko”, as “escrituras” do povo coreano.

2. A Origem da Denominação do Taegeuk

De acordo com um velho livro de história, Sinsi Bonki, de algo em torno do ano 35 a.C. um dos filhos do 5º imperador da Dinastia de Hwan-ung, antiga nação da raça Tongyi cujo nome era Pokhui, foi informado que tinha recebido uma ordenação do céu para ter perspicácia nas verdades universais, enquanto observava os rituais feitos para os céus e recebeu finalmente as oito barras kwaes (barras-sinal).Assim, isto foi repassado ao longo da história pelo Rei Mun, Tsu de Chou, Confucio e Kim II Bu, todos descendentes da raça de Tongyi. Foi Kim II Bu quem finalmente completou a atual marca de Taegeuk.
As oito Poomsaes iniciais, ou Taegeuks, são como os oito primeiros passos de um aluno de Taekwondo em direcção à graduação de cinto negro. A própria palavra Taegeuk significa “origem de todas as coisas”, a origem de universo balanceado pelo Yin e pelo Yang.

Daí a filosofia de Yin e Yang, uma filosofia de contrariedade e opostos, estar representada em todas as Poomsaes: O ataque e a defesa, a ofensiva e defensiva, o rápido e o lento, o forte e o fraco. A chave para praticar uma Poomsae é gerir a energia do corpo e ter controlo sobre a respiração, força e rapidez.

Cada um dos oito Taegeuks representa cada um dos oito pontos cardeais e possui um significado próprio que está relacionado com o conhecimento do aluno que a pratica.

Cada elemento em redor do símbolo tem o nome de Trigrama, representando cada um um elemento da natureza:

Taegeuk IL jang - O seu trigrama chama-se Keon que significa Céu.
Taegeuk I jang - O seu trigrama chama-se Tae que significa Rio.
Taegeuk Sam jang - O seu trigrama chama-se Ri que significa Fogo.
Taegeuk Sa jang - O seu trigrama chama-se Jin que significa Trovão.
Taegeuk Oh jang - O seu trigrama chama-se Sohn que significa Vento.
Taegeuk Yuk jang - O seu trigrama chama-se Gam que significa Água.
Taegeuk Chil jang - O seu trigrama chama-se Gahn que significa Montanha.
Taegeuk Pal jang - O seu trigrama chama-se Gon que significa Terra.


Projeto social   iniciou em setembro/2012 com 
 FILOSOFIA DO TAEKWONDO desenvolvido no bairro Ipanema .
  
No bairro Ipanema ,no Centro Comunitário da Igreja de Rosa Mística  desde o mês de Setembro/2012 esta acontecendo um projeto Social que tem atendido 100 crianças dos bairros , Nova Suiça,Nova Cidade,Ipanema ,Caiçaras,Jardim das Alterosas ,coordenado pelo Grão Mestre Wandir e pelo Mestre Niltom .è um trabalho que incetiva a disciplina ,igualdade ,respeito ao ser humano .






Agradeço ao meu amigo Gustavo que ajudou-me na elaboração deste artigo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Programação


As atividades serão iniciadas pontualmente.

Dia 9, terça-feira

18h  CREDENCIAMENTO

19h  ABERTURA

20h  CONFERÊNCIA DE ABERTURA

"ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
Kailash Satyarthi, ativista de direitos humanos da Índia, atuante no movimento global contra a escravidão e a exploração do trabalho infantil desde 1980. Foi indicado ao Prêmio Nobel Paz em 2006.
21h  ENCERRAMENTO DO 1º DIA

 


 

Dia 10, quarta-feira


8h45  1º PAINEL
"A PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO DIREITO BRASILEIRO"
Viviane Colucci, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC).
Josiane Rose Petrey Veronesedoutora em Direito, professora titular da disciplina Direito da Criança e do Adolescente, da UFSC.
10h  DEPOIMENTO GRAVADO - Gedeão Andrade dos Santos
10h10  2º PAINEL
"DESAFIO DA ERRADICAÇÃO DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL NO BRASIL"
Ministério do Trabalho e Emprego – Marinalva Cardoso Dantas, auditora-fiscal do Trabalho em Natal, RN.
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – Isa Maria de Oliveira, secretária executiva.
OIT Brasil – Renato Mendes, oficial de projetos da Organização Internacional do Trabalho.
Ministério Público do Trabalho – Luís Antonio Camargo de Melo, procurador-geral do trabalho.
11h30  DEBATES
12h  ALMOÇO
14h  3º PAINEL
"A APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE"
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, desembargador da 9ª Região.
Alberto Borges de Araújo, mestre em Educação (UEPB), especialista em Tecnologia Educacional (UERJ) e consultor da CNI.
Renato Bignami, auditor-fiscal do Trabalho, assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE. mestre em Direito do Trabalho pela USP. 

15h  DEPOIMENTO GRAVADO – Deputada Benedita da Silva
15h10  4º PAINEL
"TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO: O DESAFIO DE SUPERAR A INVISIBILIDADE"
Maria do Rosário Nunesmestre em Educação e Violência Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Deputada Federal e ministra de Estado da Secretaria de Direitos Humanos.
Márcia Acioli - especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes (USP) e mestre em Antropologia aplicada à educação (UnB).
16h10  INTERVALO
16h20  DEPOIMENTO GRAVADO - Marcelo Saciola
16h30  5º PAINEL
"TRABALHO INFANTIL ESPORTIVO E ARTÍSTICO: CONVENIÊNCIA, LEGALIDADE E LIMITES"
Sandra Regina Cavalcanteadvogada, mestre em Saúde Pública (USP) e especialista em Direito do Trabalho pela ESA-OAB-SP
Antônio Galvão Peresadvogado, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela USP, professor da FAAP.
Marcelo Pato Papaterraprofessor de Artes e Alfabetização de jovens e adultos do Colégio Santa Cruz, SP.
Carlos Eduardo Ambieladvogado, mestre em direito do trabalho pela USP, professor da FAAP.
Rafael Dias Marquesprocurador do Trabalho e Coordenador Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes do MPT.
18h10  ENCERRAMENTO DO 2º DIA

 


 

Dia 11, quinta-feira


8h45  6º PAINEL
"AUTORIZAÇÃO JUDICIAL PARA TRABALHO: COMPETÊNCIA"
Siro Darlan de Oliveira, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
José Roberto Dantas Oliva, juiz titular de Vara do Trabalho do TRT da 15ª Região (Campinas) e mestre em Direito do Trabalho (PUC-SP).
9h45  DEPOIMENTO GRAVADO – Marcelo Canellas
9h55  7º PAINEL
"EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PELA EDUCAÇÃO"
Fundação Telefônica  Patrícia Mara Santin, cientista social, gerente da área da infância e da adolescência da Fundação Telefônica.
Instituto Ayrton Senna – Inês Kisil Miskalo, formada em História e Pedagogia, lidera a área de Educação Formal do Instituto Ayrton Senna, desde 1999.
Fundação Gol de Letra – Felipe Pitaro, professor, formado em Educação Física (UFRJ) e em Psicomotricia (UNI-IBMR), coordenador de projetos da Fundação Gol de Letra-RJ.
11h  INTERVALO
11h15  CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
"BOAS PRÁTICAS E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ADOLESCENTES"
Constance Thomas, diretora do Programa Internacional de Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
12h15  ENCERRAMENTO DO EVENTO

SEMINÁRIO Trabalho Infantil


SEMINÁRIO


Trabalho Infantil,
Aprendizagem e Justiça do Trabalho
 

Organização
Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho
Data
9 a 11 de outubro de 2012
Local
Plenário do TST
Objetivos
Promover o debate com a participação de especialistas, para estimular o levantamento e implementação de propostas de erradicação do trabalho infantil no Brasil e no mundo; discutir e afirmar a necessária participação da Justiça do Trabalho no combate ao trabalho infantil, na garantia da profissionalização adequada do adolescente, no controle do excepcional trabalho infantil artístico e esportivo e na abolição do trabalho infantil doméstico; definir a competência para expedição de autorizações para o trabalho infantil; divulgar e dar conhecimento das ações institucionais e da sociedade civil nessas áreas; sensibilizar e conscientizar o público alvo, especialmente o Magistrado do Trabalho, da grave violação de direitos humanos representada pelo trabalho infantil.
Público Alvo
Magistrados, procuradores, organizações não governamentais, auditores fiscais do trabalho, servidores, professores e estudantes.




Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social
Email: seminario@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907

Total de visualizações de página