sábado, 26 de março de 2011

Um pouco de minha história

A vida....
A vida nos oferece vários caminhos,
depende de nos a escolha do caminho certo ou errado.
As vezes alguns caem devido a uma serie de fatores,como fuga da realidade,medo do que osoutros vão falar ,então falta força para seguir o caminho do bem.
Eu agradeço a Deus pelo caminho que trilho, pois passei por vários preconceitos pela família,pela aparência,por vários falsos julgamentos , e tive verdadeiros amigos para me conduzir no caminho do bem.
As vezes eu achei esses amigos chatos ,intrometidos e caretas ,hoje entendo que eles só queriam o meu bem .
Muitas vezes eu não concordava com os conselhos que recebiam,mas na hora de tal atitude o que pesava era as consequências ,pois quando tomamos tais atitudes temos que avaliar que elas poderam ser para sempre.
Comecei a trabalhar com 17 anos como enfermeira ,na Santa Casa de Barbacena ,depois fui trabalhar no Hospital Ibiapaba ,aos vinte e dois anos analisei que não era o que eu esperava para minha vida ,porque era uma vida muito sacrificante ,pois trabalhava de noite,feriados ,natal eu vivia para o hospital  e só vendo sofrimetos dos outros.A melhor parte do hospital era maternidade pois acompanhamos a felicidade de vários nascimentos.Saí do Hospital Ibiababa  e fiz vários cursos como :Auxiliar de contabilidade , os antigos cursos de informática como Editor de texto ,introdução do MSdos e outros,depois recepcionista empresarial ,cabelereira   outros.Tive a Oportunidade de trabalhar como secretária da PRÓ-Renal que é uma clínica de Hemodiálise ,aprendi muito ,pois lá trabalhava em departamento de compras ,faturamento e principalmente contato com pacientes.Conheci pessoas maravilhosas desde os colegas de trabalho e pacientes ,aprendi agradecer todos os dias a Deus pois lá eu via desde crianças e adultos entrarem em uma máquina para limpar o sangue pois os rins não funcionavam , e eu tinha meu corpo perfeito.Depois tive uma oportunidade de trabalhar com o Banco Interamericano  de Desenvolvimeno o famoso BID  como secretária administrativa ,tive oportunidade trabalhar compessoas super competentes como o Sr Walace ,Dr. Komora Coordenadores da Confederação das Sanas Casas  e aqui em Barbacena comDr. Marco Aurélio,Dr. Sá grise ,Dra. Rosângela , Renata Cantaruti ,Cíntia , Marçal e  várias pessoas que me ensinaram muito  e conseguimos nosso objetivo que foi trazer para Barbacena a UTI Neonatal e Tornar o Hospital Amigo da Criança a nossa Santa Casa.Depois percebi que precisava dar um novo rumo  ,então comecei uma nova jornada o Curso de Serviço Social , como Deus sempre nos dá vários presentes ganhei também um novo desafio em minha vida que é a Alfabetização de Jovem  e Adultos que fui convidada para participar ajudar a iluminar o caminho de pessoas que não tiveram a oportunidade de  aprender ,mas nunca e tarde para recomeçarmos.Essa é um pouco de minha história,pois sou basileira e nunca desisto.
Gina Mailde Galdino

quarta-feira, 23 de março de 2011

Podemos encontrar um tesouro nas estradas da vida

Imagem de Destaque

Ninguém passa por nós sem deixar algo de si
Nas estradas da vida, encontrar os tesouros...
"Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro".
Ao longo da vida, tive amigos que me defenderam na escola.
Tive também amigos que me fizeram persistir naquilo em que eu acreditava, e mesmo quando não tinha mais condições de acreditar em meus sonhos, eles me ajudaram a recomeçar e novamente a sonhar...
Tive amigos que, muitas vezes, acreditaram que eu poderia dar mais, que eu poderia ser mais, que eu poderia ser aquilo que Deus sonhou para mim.
Tive amigos especiais, os do céu e os da terra, que me ensinaram a amar. Amar com gestos concretos. Amar nos momentos ordinários da vida e nos momentos de grandes tribulações. Amar quando não se quer amar...
Tive amigos inesquecíveis que se alegraram comigo em minhas vitórias e no dia da minha angústia choraram comigo.
Tive amigos que disseram tudo, quando nem mesmo abriram a boca, mas sim pelo único fato de estarem presentes.
Tive amigos que passaram e outros que permaneceram, mas como já ensinava o pequeno príncipe: "Ninguém passa pela nossa vida e não deixa algo de si dentro de nós", cada um desses amigos são, portanto, marcas do eterno dentro de mim, o passado e o presente sempre num único instante.
Continuo percorrendo as estradas da vida, ora avançando, ora recuando, mas sempre procurando novos tesouros... Quem sabe eu o encontre por aí.
Lúcio Domício
Comunidade Canção Nova

Uma escola que conduz o aluno para vida

Em 2006 um aluno de 12 anos foi expulso de uma escola municipal ,onde começou usar drogas aos 11 anos ,pela sua conduta ,pois era agressivo com os professores quando era descriminado na frente de seus colegas de classe.
O Conselho Tutelar foi acionado para encaminhar tal aluno para outra escola, pois nem o encaminhamento a escola que havia expulsado o aluno queria fornecer,sendo que em nossa Constituição  e no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) garante educação as nossas crianças e jovens.
O aluno quando chegou naquela escola ,percebeu que ele era um aluno , uma pessoa  ,e não um objeto ,os professores trataram ele com respeito  e dignidade .Aquele aluno estudou durante 2 anos  e não apresentou nenhum problema nem aos professores ,nem aos colegas de classe e nem a direção,conseguindo concluir o ensino fundamental.
Qual é o segredo daquela escola que recebeu tal aluno?
Hoje eu sei , pois tenho vizinhos , conhecidos e filhos estudando na Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro,localizada em Barbacena ,Minas Gerais,que é uma escola preocupada em formar cidadões ,e não apenas em cumprir  a alfabetização,é uma escola que convida a família a fazer parte da escola ,pois trabalham em equipe ,preocupada com o desenvolvimento intelectual e social de nossas crianças.É uma escola rigorosa sim,mas a direção e seus professores trabalham não apenas pelo dinheiro e sim por amor.
Parabéns a toda  FAMÍLIA PADRE SINFRÔNIO DE CASTRO (DIREÇÃO ,PROFESSORES E TODOS FUNCIONÁRIOS) ,são exemplo de que escola  do futuro ,pois conseguem associar a didática com o amor.
Autora;Gina Mailde Galdino
23/03/2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Um problema que poderia ser evitado ,não empurrado.

Em oito de Novembro um jovem de 24 anos viu seus  2 amigos cometer um crime ,mataram um jovem ,quando consumiam drogas .No dia nove de Novembro o corpo do rapaz foi encontrado com rosto desconfigurado ,então ninguém sabia quem tinha feito tal atrocidade  .No dia  dezenove de Novembro quando o jovem de 24 anos foi se apresentar à Justiça no fórum com sua mãe, pois ele estava em condicional por participar de roubo para uso de drogas.Naquele momento sua mãe ficou sabendo que seu filho tinha visto um rapaz ser morto e omitiu isso de sua família.
Imagine a cena :
O jovem de 24 anos fala:
-Doutor ,estou me apresentando ,conforme a justiça solicitou este mês,vim assinar os documentos do meu processo.
De repente chega um agente polícia e fala ao jovem:
-Você está preso por ser cumprisse no assassinato de um rapaz !
A mãe do rapaz ,diz:
-Doutor vc está enganado meu filho não participou deste fato ,ele está se recuperando,ele e inocente.
A mãe do rapaz pergunta :
-Meu filho vc participou desta  loucura?
O rapaz abaixa a cabeça ,cala-se por alguns minutos , e responde:
-Mãe não foi eu!
O agente de polícia algema o rapaz na frete da mãe e leva preso .Aquela mãe  sente um pedaço dela sangrando,despedaçada .
Aquela mãe criou 4 filhos ,todos na rigidez ,todos para serem cidadões de paz,do bem ,e de repente  seu filho caçula começa com 11 anos chegar em casa espancado pelos colegas ,ser excluído por não ter roupas da moda ,por morar em um bairro da periferia em uma casa simples.Então para fugir da realidade ele começa a usar drogas dentro de uma escola municipal .As professoras notam que aquele aluno está com comportamento estranho ,em vez de conduzi-lo a um acompanhamento especializado , elas começam a descrimina-lo chamando de assassino ,de traficante, de marginal e expulsam da escola ,porque o problema e melhor joga-lo para frente do que resolve-lo.
Então aquele menino que sofria de problemas que vinham pela exclusão social virou um produto estragado ,e sem ajuda da sociedade,a única pessoa que acreditava nele era sua mãe,que infelizmente sem ajuda profissional não conseguiu salvar o seu filho das consequências das drogas.
Hoje ,aquela mãe do jovem de vinte quatro anos que está preso ,ficou 30 dias sem ter contato com ele ,um anjo que intermediava  mãe e filho foi uma assistente social ,que passava noticias de mãe para filho,e de filho para mãe.
Hoje foi detectado que aquele menino de onze anos começou a usar drogas para fugir da exclusão ,desenvolveu esquisofrenia,transtorno bipolar e principalmente falta de amor e reconhecimento da sociedade e dos próprios irmãos,pois as únicas pessoas que continuam a seu lado são seus pais (sua mãe vai sempre vê-lo na cadeia e seu pai doente ora por ele todos os dias).
Hoje foi esse jovem e amanhã quantos jovens  e famílias terão que passar por isso?
Porque aquela escola que aquele menino começou a usar drogas  com onze anos continua com a mesma conduta .Para que resolver problemas ,se posso empurra-lo para frente?
 Já estava me esquecendo de contar que aquele jovem que viu o assassinato daquele outro jovem poderá pegar 30 anos de prisão por omitir tal fato e ser considerado cúmplice.O que será desse jovem depois de trinta anos na cadeia? será que ele terá seus pais ´consiguiram acompanha-lo ate lá?Pare e pense!

Autora: Gina Mailde Galdino
Março/2011

Para refletir...



Cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular. Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história. Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida.

Augusto Cury

quarta-feira, 9 de março de 2011

Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar."

A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal.

Uma das frases – no momentio da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.

A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma.

A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.

Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14).

A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.

Eu, padre Roger, pergunto para Deus: “Senhor, que queres que eu faça”? - mesma pergunta de São Francisco diante do crucifixo. Mas, geralmente, a minha penitência é ofertar algo de que eu gosto muito para Deus neste tempo quaresmal. Você, que fuma, por exemplo, deixe de fazê-lo na Quaresma. Tenho certeza de que após esse tempo quaresmal Deus o libertará do vício do cigarro. Você, que bebe, não beba, permitindo que o próprio Deus o leve à conversão pela penitência que você está fazendo. Talvez você precise fazer penitência da língua, da fofoca. Escolha uma coisa concreta e não algo que, de tão abstrato, não vai levá-lo a nada. Faça penitência de novela, você que as assiste. Tem de ser algo que o leve à conversão.

O Espírito Santo o levará à penitência que você precisa fazer nesta Quaresma.

Padre Roger Luis
Comunidade Canção Nova

domingo, 6 de março de 2011

Deus fez a mulher



Quando Deus criou o homem
Percebeu que lhe faltava algo
Como a sensibilidade para sentir
Toda a beleza que o mundo lhe oferecia
Faltava-lhe amabilidade
Para o trato com os animais.
Não havia delicadeza de perceber
O perfume e doce encanto das flores.
Deus percebeu que o homem era energia
Mas ao mesmo tempo frágil à dor
Tinha dificuldades de pensar
Precisava de um coração para lhe guiar.
Percebeu que ele jamais conseguiria viver sozinho
Porque é desorganizado, nem se alimentar sabe.
Porque o homem é dengoso, é medroso
Enfim, o homem só, não tem direção
Precisa de alguém que lhe de a mão.

Então, Deus fez a mulher
Um Ser amável, sensível, romântica...
De aparência frágil, mas forte como rocha.
Que gera, cria, educa os filhos...
Que é dona do lar, organizadora da família...
Que é trabalhadora, guerreira, persistente, valente...
Que é esposa, é amante, é mulher... que tem fé
Extremamente zelosa com o Divino.

Deus se encantou tanto com esta sua criação
Que desejou senti-la intimamente
E no ventre de uma mulher desejou ser gerado.
Por uma mulher foi aquecido, foi amado
Passo a passo sua humanidade foi construída
E durante toda sua vida
Por ela foi acolhido
E mesmo já sem vida
Nos braços dela
Seu corpo foi estendido.

Ataíde Lemos

sexta-feira, 4 de março de 2011

Você Sabia?

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animada e representativa do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também são de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, daí a origem dos carros alegóricos, típicos nos dias atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde, transformou-se na escola Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Fonte: www.suapesquisa.com

Amei essa oração.


Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir
que abençoe essa pessoa que está orando comigo. Nas áreas: física,
financeira,
espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum
motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos
e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim, nessa
hora seja desfeito todo mal, em nome do Senhor Jesus. Envia anjos ao
redor da vida dela e faz dela mais que vencedora... Para que o nome do
senhor seja glorificado através dessa oração e se você crê, estará
concordando, enviando esta oração a todas as pessoas que você sentir a
vontade em seu coração, inclusive para mim e assim todos nós seremos
abençoados, em nome do Senhor Jesus. Recebi essa mensagem e lembrei de
vc! Deus te abençoe poderosamente em nome de Jesus, amém. Você crê?!
Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não está punindo-o, mas apenas
abrindo suas mãos para receber algo melhor. Concentre-se nesta frase
... "A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá
protegê-lo.
Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as
minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha
família em nome de Jesus ... AMEM

quinta-feira, 3 de março de 2011

Egoísmo.


Sinto falta de você.
Mas o que sinto falta é de tudo o que é seu e me falta.
Sinto falta de minhas faltas que em você não faltam.
Sinto falta do que eu gostaria de ser e que você já é.
Estranho jeito de carecer, de parecer amor.
Hoje, neste ímpeto de honestidade que me faz dizer,
Eu descobri minhas carências inconfessáveis que insisto em manter veladas.
Acessei o baú de minhas razões inconscientes
E descobri um motivo para não conitnuar mentindo.
Hoje eu quero lhe confessar o meu não amor, mesmo que pareça ser.
Eu não tenho o direito de adentrar o seu território
Com o objetivo de lhe roubar a escritura.
Amor só vale a pena se for para ampliar o que já temos.
Você era melhor antes de mim, e só agora posso ver.
Nessa vida de fachadas tão atraentes e fascinantes;
nestes tempos de retirados e retirantes, seqüestrados e seqüestradores,
A gente corre o risco de não saber exatamente quem somos.
Mas o tempo de saber já chegou.
Não quero mais conviver com meu lado obscuro,
E, por isso, ouso direcionar meus braços
Na direção da dose de honestidade que hoje me cabe.
Hoje quero lhe confessar meu egoísmo.
Quem sabe assim eu possa ainda que por um instante amar você de verdade.
Perdoe-me se meu amor chegou tarde demais,
Se meu querer bem é inoportuno e em hora errada.
É que hoje eu quero lhe confessar meu desatino,
Meu segredo tão desconcertante:
Ao dizer que sinto falta de você
Eu sinto falta é de mim mesmo.

Pe.Fábio de Melo(Quem me Roubou de Mim)

Estradas


Somos viajantes do tempo,
dentro de uma vida situada em algum ponto
entre o nascer e o infinito,
somos atores em papéis diferentes,
cada um com suas dificuldades, lutas e desafios.

Somos centelha Divina, faíscas de um Ser Superior
tentando achar uma saída para nossas angústias,
somos simples e complicados ao mesmo tempo,
dóceis com os amigos e ferozes quando provocados,
somos capazes de atos maravilhosos quando amamos,
e terríveis quando o ódio domina nossos sentidos.

Em um momento calmaria, noutro explosão,
queremos a paz e nos alistamos para a guerra,
somos contra a violência,
e votamos sim para às armas.

Nos apaixonamos e nos casamos,
brigamos e separamos, ficamos inquietos,
somos inquietos.
Quem ontem era o nosso doce, azedou,
quem era a nossa razão, se perdeu,
e nós mesmos, perdidos,
não sabemos o que queremos.

Por isso, nossa maior missão é nos conhecermos de verdade,
descobrir quem somos e o que pode preencher a nossa alma.

Para sermos verdadeiramente felizes,
precisamos afirmar ao espelho: eu me aceito como sou,
não sou melhor, nem pior que antes, estou no caminho,
por onde passar, quero deixar saudades,
amigos, flores e um desejo sincero de retornar.

Aprendi que sou parte da estrada de muita gente,
por isso, quero estar sempre pronto,
para, se preciso for, sempre recomeçar,
porque estou no caminho e preciso amar...

Paulo Roberto Gaefke

terça-feira, 1 de março de 2011

A participação da família e da escola na educação da criança

.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:

Família

• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola

• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Seguro Desemprego

As unidades do Sine(UAI) estão aparelhadas para operacionalizar o seguro-desemprego
O Que é?
É um benefício de natureza temporária, destinado a prestar assistência financeira ao trabalhador desempregado, em consequência de demissão sem justa causa ou por causa indireta (justiça) e auxiliar na inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho.
 
Para requerer o benefício, o trabalhador deverá procurar uma das unidades do Sine, que efetuará a triagem do trabalhador demandante do Seguro-Desemprego, buscando sua recolocação no mercado de trabalho e, quando necessário, viabilizando o pagamento do benefício ou encaminhando-o para cursos de qualificação profissional.  

Terá direito a receber o Seguro-Desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa, inclusive a indireta, que comprove: 
 
  • Ter recebido salários consecutivos, no período de 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data da dispensa, de uma ou mais pessoas jurídicas ou físicas equiparadas às jurídicas; 
  • Ter sido empregado de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica durante, pelo menos, 06 (seis) meses nos últimos 36 (trinta e seis) meses que antecederam a data de dispensa que deu origem ao requerimento do Seguro-Desemprego;
  • Não estar em gozo de qualquer Benefício Previdenciário de Prestação Continuada, previsto no Regulamento de Benefícios da Previdência Social. O Auxílio Acidente e Pensão por Morte poderão ser acumulados com o Benefício do Seguro-Desemprego; 
  • Não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente a sua manutenção e de sua família. Considera-se como renda própria de qualquer natureza( aqui mencionada) o valor igual ou superior a 1(um) salário mínimo, conforme a Constituição Federal.
Agende aqui a emissão do seu Seguro-Desemprego nas unidades do Sine e UAI
O trabalhador interessado pode agendar a habilitação para seguro-desemprego nas unidades de atendimento do SINE e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) de Belo Horizonte, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em outras cidades de Minas Gerais. Para efetuar o agendamento, basta se dirigir ao posto de sua cidade ou por meio deste site.
 
ATENÇÃO: Para requerer o seguro-desemprego, deve-se procurar o posto, de 7(sete) a 120(cento e vinte) dias corridos, imediatamente subsequentes à data da última dispensa do trabalhador. Se o processo estiver na justiça, apresentar toda a documentação com ata assinada pelo Juiz.
Endereço:Rua Silva Jardim, 340 - Boa Morte - Barbacena - MG
Telefone:(32) 33318001/Ramal104
Fax: (32) 33318001/ Ramal:111
e-mail:sine.barbacena@social.mg.gov.br
Responsável:Rejaine Miriam de Carvalho
Horário de Funcionamento:Segunda a sexta - 8h às 17h

Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!



Tema da semana: Incêndio. 
GAMBIARRA (21/02/2011)
Após o incêndio na Cidade do Samba, na área portuária do Rio de Janeiro, alguns profissionais realizaram uma vistoria no local. Segundo o portal G1, chegou-se à conclusão de que ainda há riscos de incêndio. “Os engenheiros querem saber como são feitas as instalações elétricas, se há "gambiarras", excesso de carga e com que frequência se faz a manutenção.” Gambiarra designa uma improvisação ilegal de extensão elétrica.
BRIGADA (22/02/2011)
Brigada é um grupo reunido de pessoas que são habilitadas para atuar numa determinada área prevenindo e combatendo algo como, por exemplo, um princípio de incêndio. Neste caso, o brigadista deve possuir um bom condicionamento físico e precisa conhecer a localização e o funcionamento das instalações elétricas existentes no lugar onde exerce sua função.
BOITATÁ (23/02/2011)
Personagem de uma lenda do folclore brasileiro, o boitatá pode também ser chamado de cobra de fogo. Dependendo da região brasileira, é conhecido como baitatá, batatá ou biatatá. Diz a lenda que esta cobra gigante de olhos de fogo vive nas águas e protege as florestas de qualquer tipo de incêndio. O popular bloco carnavalesco “Cordão do Boitatá”, do Rio de Janeiro, tem como símbolo esse enigmático e folclórico animal da cultura brasileira.
ACEIRO (24/02/2011)
Aceiro é uma faixa intencionalmente desmatada, em torno ou através da vegetação, para evitar o alastramento de eventuais queimadas. No decorrer do ano há épocas em que o volume de água pluvial é praticamente nulo. Nessa fase, é comum a ocorrência de incêndios; para minimizar tal problema, uma opção é fazer um aceiro.
PIROMANIA (25/02/2011)
Em 2007, grande parte da região sul do estado da Califórnia foi arrasada por incêndios. O governo, entendendo que os incêndios foram causados propositalmente, ofereceu US$ 150 mil de recompensa por alguma informação que ajudasse na captura dos culpados. Na época, segundo o G1, o chefe de bombeiros Chip Prather declarou: “Foi um caso confirmado de piromania. Encontramos as provas no local.”. Piromania é um distúrbio mental caracterizado pelo prazer mórbido de provocar incêndios.
RESCALDO (26/02/2011)
O termo rescaldo designa o trabalho que é realizado com a intenção de se evitar um novo incêndio. Após o acidente ocorrido na Cidade do Samba, a equipe de bombeiros do Rio de Janeiro prosseguiu os trabalhos de rescaldo, para só finalizar a tarefa quando o local estiver completamente vistoriado.
___
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@palavradodia.com.br
_____
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.

Total de visualizações de página